Arquitetura: A característica mais marcante da arquitetura clássica é o predomínio da linha reta, pois seus templos, palácios e outros prédios foram construídos em formas geométricas regulares, principalmente retângulos, com a valorização das colunas caneladas e capitéis, sendo estes últimos trabalhados de maneira diferente pelos povos que ocuparam a Grécia e, portanto, deram origem a diferentes estilos ou ordens (jônios,coríntios e dóricos).Quanto à contribuição romana, tem-se como inovação o arco e suas construções derivadas (arcadas, aquedutos eabóbodas), pois no restante, a influência grega é nítida, criando um certo ecletismo, como por exemplo, o estilo ou ordem compósita (elementos decorativos das ordens jônia e coríntia conjugadas).
As ordens gregas: dórica, jônica, coríntia e compósita.
O “Pantheon”: o templo de todos os deuses, construído em Roma por Marcus Agripa, século I d.C.
Coluna erguida em 113 no Fórum Imperial em Roma, dedicada ao Imperador Trajano (98-117 d.C.), honrando suas vitórias e ali na sua base foram depositadas suas cinzas, no interior de uma urna.
Coluna erguida em 113 no Fórum Imperial em Roma, dedicada ao Imperador Trajano (98-117 d.C.), honrando suas vitórias e ali na sua base foram depositadas suas cinzas, no interior de uma urna.
b) Escultura: O trabalho em escultura valorizou a busca pela perfeita representação da figura humana e sua devida correspondência com os deuses, ou seja, os deuses são a imagem e semelhança dos homens. A noção de movimento e expressividade é marcante, sendo a visão subordinada ao tato. Os trabalhos eram realizados em diferentes suportes: mármore, bronze. Quanto aos temas, eram feitas esculturas dos principais homens da vida política, tanto da Grécia como em Roma, e também dos deuses, heróis e mitos de ambas. A escultura não só se destacou apenas nas peças monolíticas, mas também nas peças em baixo-relevo e alto-relevo.
Relevo do século IV a.C. : Hipócrates curando doentes (460?-377 a.C.)
c) Pintura: A pintura grega é mais notada como elemento decorativo das paredes como afrescos e de peças de cerâmica trabalhadas sob duas técnicas: a figura negra (o desenho é riscado com instrumento pontiagudo e coberto com tinta negra, ficando ressaltado seu detalhe) e a figura vermelha (o fundo do desenho é vermelho e as figuras são feitas com tinta negra).
Os romanos, porém, já realizavam a pintura mais destacadas em paredes, os afrescos (Pompéia e Herculano, cidades localizadas da Campânia, próximas à Nápoles, junto ao Monte Vesúvio, que as soterrou numa grande erupção em 79 d.C.), tendo também uma forte influência grega, pois era muito comum a contratação de artistas gregos para executá-los.
Afresco de Pompeia: uma “natureza morta”
Míron (IV-Va.C) : escultor famoso antes de Fídias que esculpiu oDiscóbolo (lançador de Disco)
Partenon, em Atenas, reconstruído por Fídias – 448-432 a.C.
Athena Promachos: réplica em miniatura da estátua colossal do Pártenon
Cariátides: colunas de forma feminina esculpidas por Fídias (séc. V a.C.)
Policleto de Argos: esculpiu o Doríforo (portador de lanças).
Vênus Capitolina , cópia romana de um original grego, séc. III a.C., presente no Museu do Capitólio, Roma.
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